Depois de passar horas nalgum site de registo de nomes de domínio, você finalmente encontrou o nome de domínio perfeito para o site da sua pequena empresa. Agora necessita encontrar um web designer e pedir-lhe uma proposta para criar um site para pequena empresa, certo? Errado!
No mundo digital de hoje, um Web site eficaz é a pedra angular da estratégia de marketing de qualquer empresa grande ou pequena, por isso vale a pena começar com o pé direito.
Aqui estão algumas coisas para pensar antes de seu primeiro encontro com o seu web designer.
Qual será função do site?
Primeiro, você precisa decidir qual será a função do seu site para pequena empresa. O que exactamente você quer que ele faça? Será que vai servir principalmente como um cartão de visita on-line, com informações básicas sobre você e as suas ofertas juntamente com uma maneira de contacta-lo?
Talvez você queira registar os nomes e o endereço de e-mail de potenciais clientes, fazendo-os inscreverem-se para receberem um boletim informativo ou relatório gratuito. Ou talvez você queira criar dicas úteis através de um blog, ou mesmo vender seus produtos ou serviços on-line.
Saber o que você quer que o seu site faça é extremamente importante para determinar todos os recursos que você vai precisar antes de começar o trabalho, ou você pode acabar desperdiçando muito tempo (e dinheiro) adicionando funcionalidade mais tarde no processo de desenvolvimento.
Quem faz a manutenção do site?
Em seguida, quem fará a manutenção do seu site? Você pode querer deixar sua empresa de design lidar com tudo – até mesmo escrever e publicar no seu blog – para que você possa se concentrar noutras tarefas comerciais. Por outro lado, você pode querer publicar artigos no blog, mudar imagens ou actualizar suas ofertas de produtos ou serviços sem esperar por outra pessoa para fazê-lo. Sua decisão sobre este assunto provavelmente afectará a tecnologia usada na construção do site e, portanto, seu nível de envolvimento precisa ser determinado no início do processo.
Como irão encontrar o site?
Finalmente, como irão as pessoas encontrar o seu site? Colocar o seu nome de domínio nos cartões de visita e materiais de marketing é evidente, mas idealmente, você gostaria que potenciais clientes pudessem encontrá-lo por outros meios também. A optimização adequada dos mecanismos de busca (SEO) pode ajudar o seu site a classificar-se melhor nos motores de busca, aumentando o tráfego. A integração com redes sociais, marketing por e-mail e outros métodos de marketing on-line e off-line também podem ajudar a obter mais tráfego para o seu site. Quaisquer que sejam os métodos que você use para fazer com que os utilizadores visitem o seu site, certifique-se de que o site vale a pena consultar, seja fácil de usar, actualizado e envolvente.
Agora você está pronto para agendar essa reunião e pedir uma proposta para o seu web site ao seu web designer para começar a fase de desenvolvimento e publicação.