Ao construir um novo site para o seu negócio, não planear significa planear o fracasso. Se não planear primeiro o site da sua pequena empresa, você está iniciando uma projecto de construção às cegas. Sem planear primeiro, as características importantes são esquecidas, o design pode tornar-se inconsistente com o negócio e o site pode tornar-se confuso para os visitantes. Antes de abordar a construção do seu site, você deve primeiro estabelecer as bases para o que sua empresa precisará para atingir os objectivos on-line. Aqui está uma lista de boas práticas para iniciar o processo de planeamento das necessidades do seu site.
Definir o propósito do novo site
Todos os negócios são diferentes e por isso, todos os negócios esperam diferentes retornos de seu site. Para a maioria dos negócios B2B, a geração de Leads (contactos para vendas) é o propósito esperado do site. Os negócios não estão necessariamente procurando vender produtos on-line, mas sim adquirir potenciais leads de vendas. No entanto, para um grande número de empresas B2C, o comércio electrónico é o objectivo central do site. Você deve definir metas mensuráveis e específicas para o seu site que se alinham com os objectivos globais de marketing para o seu negócio. Certifique-se de que seu site esteja configurado com o Google Analytics para permitir que você siga o desempenho do site ao longo do tempo.
Criar um orçamento
Depois de definir todos os requisitos e objectivos para um site de última geração, lembre-se que esses recursos podem ser extremamente caros e complicados de instalar. O seu negócio precisa de definir um orçamento e cumpri-lo, assegurando a construção do um site suficiente e eficaz sem floreios. Na maioria dos casos para pequenas empresas, mesmo as características básicas são suficientes para que a empresa comece a criar uma forte presença online.
Criar uma equipa para o novo site
Uma vez os objectivos e os planos da sua empresa para o site definidos e o orçamento para o site ajustado, está no momento de montar uma equipe de funcionários para lidar com o planeamento das especificações do site. Na maioria dos casos, a pequena empresa, devido à falta de conhecimento sobre o design e o desenvolvimento do site, terceirizará muito deste trabalho para uma empresa de web design.
No entanto, enquanto a empresa de web design é geralmente a que constrói o site, isso não significa que o negócio para o qual o site está sendo projectado seja ignorado. Na maioria das vezes as empresas é que escrevem os conteúdos que desejam e são também responsáveis pelo fornecimento das imagens que iram aparecer no site. Depois devido à sua experiência na criação e posicionamento dos sites a empresa de web design pode fazer sugestões sobre os conteúdos e melhorar as imagens para o site novo.
Além de definir quem será responsável pelo conteúdo e as fotografia, também é importante para o seu negócio estabelecer uma pessoa para actuar como uma ligação entre o seu negócio e a empresa de design do site. Quando na sua empresa há várias pessoas falando com a empresa de web design, corre-se o risco de gerar confusões na comunicação. Passar por um responsável reduz muito esse risco.
Projecto do novo site (Site Design)
Uma vez o conteúdo e a estrutura do site definidos (com o design e a aprovação entre as partes envolvidas), o próximo passo é o projecto físico real e o desenvolvimento do site. Neste ponto, a sua empresa deve ser clara sobre a forma como deseja o seu, mas também flexível no design. Lembre-se, as pessoas que projectam os site são profissionais, eles sabem o que estão fazendo. Se eles encontrarem um design que se encaixa no seu negócio, é provável que você vá querer usar esse design.
Monitorizar o novo site
Uma necessidade absoluta para qualquer site é a capacidade de monitorizar e acompanhar o sucesso do novo site. O Google Analytics é a ferramenta mais utilizada para isso. A GA permite que sua empresa rastreie informações como por exemplo o numero de visitas do site, taxas de rejeição, páginas de destino mais populares e de onde os visitantes estão vindo. O uso desta informação ajudará a descobrir onde o site é forte e, mais importante, onde você pode melhorar para torná-lo ainda mais forte.
Sua PME quer planear e construir um site novo? Veja as nossas soluções de web design completas que oferecemos e ligue hoje e peça um orçamento!